A Oxigenoterapia Hiperbárica pode ser indicada para paciente de Uro-Oncologia?

Recentemente, participamos da X Jornada Baiana de Urologia, em Salvador, onde uma das principais dúvidas dos médicos foi: “A oxigenoterapia hiperbárica pode ser indicada para pacientes de Uro-Oncologia?”

De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica (SBMH), a OHB é indicada para lesões actínicas, incluindo osteorradionecrose de mandíbula, cistite actínica e proctite avançadas ou refratárias ao tratamento clínico. E, o tratamento tem cobertura pelo plano de saúde.

A eficácia da OHB nesses casos deve-se à sua capacidade de aumentar a oxigenação dos tecidos, promovendo a melhoria do trofismo do tecido irradiado, provendo a cicatrização e a redução do processo inflamatório em áreas afetadas pela radioterapia. Estudos indicam que a OHB reduz os sintomas como dor, sangramentos e desconforto associados a essas condições.

É fundamental que a indicação da OHB para pacientes oncológicos seja realizada por um médico especialista, considerando o estágio da doença e o histórico de tratamentos anteriores, para garantir a segurança e a eficácia do procedimento. Nossa equipe médica está disponível para avaliar cada caso em parceria com o médico assistente, garantindo um plano de tratamento adequado às necessidades específicas de cada paciente.

Para saber mais, fale com a gente.