A depender da patologia, devendo ser indicado após avaliação pelo médico hiperbarista uma quantidade definida pelo mesmo, seguido de acompanhamento no caso de continuidade até o desfecho de cada caso (alta da OHB).
Por motivo de segurança, o paciente receberá roupas de algodão do serviço para troca e será orientado que não deverá portar tais equipamentos, bem como livros, revistas e jornais. Também serão removidos todos acessórios de metais como alianças, grampos, colares, pulseiras, anéis, piercings, relógios, etc.
Grande probabilidade de terem dificuldade para compensar em ambiente pressurizado. Devendo ser informado ao médico hiperbarista se apresentar tal situação.
A câmara hiperbárica é um ambiente de pressão mais elevada do que a pressão ambiente externa, o que pode causar sensação de pressão nos ouvidos (similar a quando estamos subindo uma serra). O paciente será ensinado a executar, pessoalmente, manobras simples no interior da câmara para evitar o incômodo.
Durante o tratamento, no interior da câmara, permanece um técnico hiperbárico para prestar assistência em qualquer necessidade. A câmara possui um sistema de música ambiente para distração.
A presença de acompanhante se faz necessário apenas no caso de pacientes que demandem atenção especial e, somente, no período de troca de roupa do paciente. Não é permitida a presença de acompanhantes na sala de tratamento durante a sessão.
De maneira geral, não há restrições ou alterações na rotina dos pacientes que se submeteram à oxigenoterapia hiperbárica. No entanto, deve-se informar qualquer alteração que esteja ocorrendo.